Encontrei umas páginas escritas por mim, há cerca de 15 anos atrás. Meio amarelas do tempo, é certo, mas cheias de coisas importantes que me disse a mim própria. Fiquei impressionada com a actualidade dos conteúdos e de verificar que, em plena adolescência, já as grandes dúvidas e questões me assaltavam. Não me recordo bem, mas acho que estas frases foram, ou retiradas do "Ilusões" de Richard Bach, ou pelo menos foi este livro a minha inspiração.
Escrevi ainda uma data de queixas sobre a minha vida na altura. Lembrem-se que tinha cerca de 15 anos. Não sejam demasiado exigentes!
"Isto - Dia 1 de Julho de 1993
Isto é apenas uma fantasia de adolescente. Tenho 15 anos, e como tal, estou na onda dos Resistência, na ilusão do tabaco e na aparência da roupa de marca...
Será que me conheço de verdade? Não sei... Talvez eu seja a mistura da ingenuidade das crianças, da tristeza da guerra e do perfume sério das árvores. Isto sou eu...
Perspectiva. Usa-a ou perde-a. Lembra-te de onde vieste, para onde vais, e por que é que, à partida arranjaste o sarilho em que estás metido. Lembra-te, vais morrer de uma morte horrível. Tudo faz parte de um bom treino e terás mais prazer se mantiveres os factos presentes.
No entanto, leva a tua morte a sério. Rires-te a caminho da execução não é geralmente entendido pelas formas de vida menos avançadas e dirão que és doido.
Vive para nunca te envergonhares se alguma coisa que faças ou digas for publicada em todo o mundo - mesmo que aquilo que for publicado não seja verdade.
A tua única obrigação em qualquer tempo é ser verdadeiro para contigo próprio, ser verdadeiro para com qualquer outra pessoa ou qualquer outra coisa.
Prova as tuas limitações e sem dúvida elas serão tuas.
Nunca te é dado um desejo sem também te ser dado o poder de o realizares. Contudo poderás ter de lutar por isso.
O pecado original é limitar o SER. Evita cometê-lo.
A verdade que tu falas não tem passado nem futuro. E é só isso que precisa ser.
Se tentares durante algum tempo usar a ficção, acabarás por entender que as personagens de ficção são por vezes mais reais do que as pessoas de carne e osso.
Não fiques desanimado com as despedidas . Uma despedida é necessária antes de poderes ter novo encontro.
Eis um teste para descobrir se a tua missão na terra está terminada: se estás vivo não está."