Se há coisa que me irrita são os estereótipos. E, infelizmente,
a minha escolha profissional está mesmo no centro de um. Sou educadora de infância. Ninguém me obrigou a sê-lo, foi uma escolha bastante consciente. Gosto de estar com os mais pequenos e isso torna o dia-a-dia mais fácil. Entra-se na escola e esquece-se tudo o resto.
No entanto, toda a gente está à espera que uma educadora seja apenas isso. Isto é, seja pura e casta, e viva para a profissão. E isto a mim dá-me cabo da cabeça, porque eu não poderia ser mais o oposto a isto. Sou mulher. Gosto de sair à noite, beber copos e dançar. Fumo. Aprecio uma boa noite de sexo. E, no meio de tudo o que me caracteriza enquanto pessoa, (TAMBÉM) sou educadora de infância.
Todavia, tenho consciência que foi a própria classe profissional que assim se definiu. Como referi anteriormente, estou a trabalhar num novo colégio e, as horas de almoço são assim um suplício. As minhas colegas só falam em crianças, nos filhos delas, nos sobrinhos, nos alunos... enfim, uma verdadeira seca! São capazes de ser as pessoas mais desinteressantes que conheci nestes últimos anos.
E não há lugar para falar de absolutamente mais nada. Já tentei falar de outras coisas, mas foi impossível continuar. Có-cós, xi-xis e máquinas de bombear leite do peito, isso sim, dá para conversar os cinco dias da semana!
Estou lentamente a chegar à conclusão que eu é que estou mal, pois toda a gente está feliz assim.
Resta-me meter a viola no saco e ir tocar para outra freguesia!
De
Nuite a 4 de Outubro de 2008 às 13:59
ahhhhhhhh !!!
Ora bem , ( ja devo ter dito isto)eu sou igualmente educadora de infancia ... =)
as razões que me levaram a escolher esta profissão são varias ... ( seria uma perda de tempo estar aqui a escreve-la) sou e isso basta-me !!!
tenho algumas colegas ( especialmente a minha colega B.R) que tem esse problema , qualquer assunto que se possa falar ( incluindo uma noite de sexo com um estranho) ela ira falar da filha ... imagina : eu digo o quarto era branco, ela irá dizer, pois a PIIIIIIIIIIIIII (nome da criança) tem uma camisa branca que comprei ha 2 anos no algarve !!!! vá vontade de gritar VAI TU TER UMA NOITE DE SEXO !!!! E CALA-TE ...
enfim, umas amigas minhas do trabalho ( sim tenho 2 amigas no meu local de trabalho, incrivel não é?) dizem-me para ter calma ... e que a B.R é uma cUitada ... ao que eu respondo : " coitada é corno" ( citando a minha avo)
no meu colegio tds as educadoras sao diferentes ...
e somente 2 é que entram no rol das "estereótipadas" !!! fazemos coisas parvas com os miudos ... fazemos coisas serias ... contudo, é um espaço que é foi mt difcil de conquistar !!! não só aos pais, como a big boss.
hoje posso dar ao luxo de fazer uma reuniao em forma de museu dos contos, de colocar os pais a dançar ou simplesmente contar historias !!!
2ºfeira tenh reuniao de pais ...
depois conto-te
beijinhos grandes
Ana
De
daily a 6 de Outubro de 2008 às 19:36
Pois é, tens razão, conquistar espaço demora o seu tempo e eu acabei de chegar! Tenho que ter calma e tentar não desesperar :)
Boa reunião de pais! Eu já tive a minha e correu bem.
Beijinhos
De complicadinha a 4 de Outubro de 2008 às 19:50
Ei amiga, realmente assim tá difícil...vou ver se te arranjo emprego no colégio do meu filho tá?!
As pessoas pr vezes são um pouco limitadas né?!
Fica bem. Beijocas
De
daily a 6 de Outubro de 2008 às 19:37
Eheheh obrigada pela força. Que raio as limitações!!!!
Beijinhos
Não digas isso
gostei do (TAMBÈM)és educadora de infãncia a parte de tudo o resto
és mulher e humana e se mudares daí só porque as tuas colegas "caretas" resumiram o mundo delas a vida rotineira de có-cós e Xi-xis e se esqueceram que lá fora existe um mundo deixa pra lá... cá fora existem mulheres como tu, que apesar de tudo o resto não puseram a viola no saco e fora animar outras "festas" :)
estão aqui ai al´me e acolá a tocarem sempre as músicas que lhes aprazem e nas tantas já conquistaram uma legião de fãs que tudo o que sabem fazer é limpar xi-xis etc's!
bom, faz a mala vem pra moz então hehehe vais ver que tem muitas crianças aqui que vão adorar uma professora de cabelo vermelhor e
nósoutros o resto também :)
Bah
De
daily a 6 de Outubro de 2008 às 19:40
Eu juro que ia se não fosse este amor incondicional a Lisboa. Já percebi que a vida profissional fora daqui talvez fosse mais fácil, mas vai fazer-se o que? Tenho que me aguentar e continuar com o sorriso estúpido na cara e esperar que melhore.
Beijinhos
A andar aí pela blogosfera, chego aqui sem saber como. Entro cínico. É mais um blogue de gaja, com os os seus pequenos probleminhas e uma caixa de comentários das amiguinhas a dizer "és uma pessoa linda" - penso. O sentimento acentua-se quando leio a profissão: educadora de infância.
Para minha grande surpresa, o tom inverte-se e dewcubro o post de alguém capaz de questionar a cada momento, com isenção, independência e lucidez, aquilo que faz e aquilo que fazem os outros, invariavelmente o sinal seguro da presença de inteligência.
Não tive ainda oportunidade de ler o seu blogue. Mas vou espreitar. Repito: há aqui inteligência. Coisa raríssima na blogosfera.
O meu humilde pedido de desculpas pelo preconceito inicial com que encarei este blogue.
De
daily a 13 de Outubro de 2008 às 18:38
Não sei se mereço tanto apreço. Na realidade, sou apenas um ser humano (mais um!) que por aqui anda (na blogosfera, como no mundo) completamente perdido. E, como tal, cheia de dúvidas, questões e pensamentos.
Na verdade, não sou muito "gaja". Por vezes sou mesmo um bocadinho "gajo"!
Quanto ao blogue, é o meu espaço. Onde escrevo aquilo que vai dentro da minha cabeça. Terapia portanto!:) Se é mais ou menos interessante nem me preocupa.
Esteja à vontade para voltar.
Comentar post